Mais uma turma do curso de Oratória concluiu as aulas no Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac, em Nossa Senhora da Glória. Foram 20 alunos que buscaram a capacitação, com o objetivo de melhorar o atendimento em seus locais de trabalho e na vida pessoal. Com carga horária de 75 horas/aula, o curso foi ministrado pelas instrutoras, a jornalista Egicyane Lisboa e a fonoaudióloga Adriana Melo, para uma turma formada por pessoas de diversas profissões, com o objetivo em comum: falar bem e projetar de forma adequada a voz, para alcançar melhores resultados.
A gerente de vendas Alyne de Souza procurou fazer o curso para melhorar a projeção da voz dela.
“Quando fiquei sabendo do curso resolvi fazer para atender melhor os clientes, falar melhor para o público, melhorar o timbre da minha voz, que eu achava muito baixo. Foi bastante proveitoso o aprendizado que tivemos”.
Representante da área da beleza, Aucilene Alves já vinha pensando em fazer o curso, com o objetivo de agregar valor ao seu trabalho.
“A minha expectativa com a capacitação foi plenamente atendida. Quando resolvi fazer oratória, foi pensando em desenvolver mais o que preciso para melhorar a minha área profissional. Quando trabalhamos com o público, precisamos saber falar bem e atender bem”.
Formada em ciências biológicas e pedagogia, Elissandra Machado focou no aprimoramento do desempenho em sala de aula.
“Quando trabalho com crianças menores, conseguimos desenvolver bem, mas senti a necessidade de melhorar a minha performance para ensinar melhor os adolescentes. E no geral, o curso ajudou a me expressar com mais assertividade”.
Falar ao público
O pedagogo Everton Almeida venceu as dificuldades que tinha em falar com plateia.
“Eu gaguejava e tremia quando estava em sala de aula. Quando falava com crianças, não tinha problemas, mas falar para adultos sempre me deixou nervoso. Eu enrolava a voz, falava mais apressado e o curso foi muito importante, tanto para minha vida pessoal quanto profissional. Me ajudou a me comunicar melhor e dar aulas”.
Vencer a timidez de falar em público era o objetivo do professor de educação física Irlan Sousa que sempre tive receio de falar usando microfone.
“Percebi que na minha área, as pessoas estão investindo muito em consultoria, em marketing digital, então resolvi investir no curso de oratória, para perder o medo de falar em público e melhorar a minha dicção”.
Evandro Gois trabalha na área de mecânica e se interessou em aperfeiçoar a oratória para atender com mais qualidade os clientes e interagir com os colaboradores.
“E mais, como sou evangélico e participo do culto, queria me expressar melhor quando estivesse pregando na igreja ou em visitas residenciais”.
Se expressar melhor durante os cultos da igreja também foi o desafio para a Ana Sueli.
“Sou cuidadora e falo em público nas atividades da Igreja, mesmo assim sempre muito timidamente, principalmente quando é para falar usando microfone. Aprendi como me comunicar melhor e como me portar diante das câmeras”, falou.
A assistente social Lady Daiane viu no curso, uma possibilidade de revigorar a autoconfiança.
“Realizamos muitas ações, palestras e lidamos com o público. E busquei essa capacitação em Oratória para melhorar a minha dicção, minha postura e ganhar segurança e confiança na hora de falar em público”.
Para a empresária e funcionária pública Monisy de Góis, o desafio de vencer alguns bloqueios chegou com o incentivo do esposo.
“Sou formada em gestão de trânsito e o meu objetivo foi melhorar e diminuir o trauma que tenho de falar em público, usar microfone e gravar, me posicionar melhor diante das câmeras”.
O administrador e agente de microcrédito na região, Pedro José revelou que sempre acompanha a oferta de cursos o Senac nas redes sociais e se, dessa ver, decidiu enfrentar a insegurança de enfrentar uma sala cheia de ouvintes.
“Sempre tive receio e fui apreensivo de falar em público, de apresentar trabalho. Já vinha pensando em fazer esse curso há alguns anos e agora que foi ofertado na minha cidade, resolvi fazer. Dominar a oratória é algo que agrega muito na vida de qualquer pessoa, tanto na profissional quanto no pessoal”.
A opinião do administrador é compartilhada com o também agente de microcrédito Sérgio Feitosa.
“Já havia feito outro curso de oratório, mas esse foi mais abrangente. Acredito que a oratória é essencial no nosso dia a dia como profissional e tive a oportunidade de aprimorar ainda mais a minha comunicação.”
Equipe preparada
Seja no atendimento direto ou no escritório, investir em treinamento de equipe é uma das ações do grupo Nunes Peixoto. O curso de oratória foi a iniciativa para garantir uma comunicação corporativa sem ruídos, assertiva e um melhor atendimento aos clientes.
“Trabalho no atendimento do Supermercados Nunes Peixoto, no meio da loja e fiz o curso para aprimorar a comunicação”, declarou Laiane Santos.
“Temos que procurar melhorar a cada dia, buscar o autoconhecimento e aprender coisas novas. Com certeza, ter feito o curso de oratória vai me ajudar bastante no meu dia a dia profissional”, ressaltou o colega de trabalho Eduardo Oliveira.
“Como sou gerente comercial, escolhi o curso de oratória para melhorar a minha comunicação, meu jeito de falar, de me expressar, pois meu trabalho pede muito isso”, disse Patrícia Barreto.
“Sou encarregada da frente de loja no Nunes Peixoto e lido com diferentes tipos de pessoas. Nesses dias de curso, aprendi a me expressar melhor e vencer a minha timidez”, relatou Vaneza Silva.
“Faço parte da equipe da empresa Nunes Peixoto, onde sou líder de setor e me interessei pelo curso para me comunicar melhor com as pessoas, com os clientes, me expressar melhor nas palestras e eventos que surgirem”, declarou Maria José Barreto.
Crescimento profissional
O representante comercial Nelson Dultra vislumbrou que melhorar a comunicação verbal seria essencial para avançar nos seus negócios.
“Sou empreendedor e vi na capacitação uma oportunidade de me comunicar melhor com meus colaboradores e em reuniões. As técnicas aplicadas foram excelentes”.
O curso de Oratória foi o primeiro passo dado pela funcionária pública Norma Azevedo, já pensando em outra capacitação que pretende fazer no Senac de Nossa Senhora da Glória.
“Esse curso caiu em minhas mãos de forma preciosa, que é o primeiro passo para outro que pretendo fazer aqui. Sou funcionária pública e busquei qualificação para melhorar a forma de me comunicar no dia a dia, no ambiente de trabalho e nas minhas relações pessoais”.
“Quando o pessoal da CDL aqui do município ligou falando do curso, me interessei logo em fazer. Precisamos sempre nos aprimorar, buscar melhorar e falar bem em público. Sou grato ao Senac e sua equipe, pela oportunidade que sempre nos dão, de nos qualificarmos”, destacou o comerciante Sidcley Teles.
A terapeuta capilar Vanuzia Costa atua em Nossa Senhora da Glória há 20 anos, mas é incansável quando se trata de buscar melhorar sempre.
“Faço penteados e arrumo noivas. Esse caminho não foi fácil, mas nunca desisti e resolvi melhorar a minha comunicação. No curso encontrei o que vim buscar e hoje sou uma pessoa mais realizada, qualificada e feliz. Me tornei uma nova mulher, referência no segmento de beleza, aqui no município. Busco evoluir, sempre”.
A turma ficou bastante satisfeita o com conteúdo passado pelas instrutoras Adriana Melo e Egicyane Lisboa. O trabalho das duas foi aprovado pelo grupo, que já solicitou a realização do curso de Oratória Avançada.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.