O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, acompanhado dos diretores regionais do Sesc, Aparecida Farias, e do Senac, Marcos Sales, visitou duas comunidades do município de Pirambu. O grupo atendeu ao convite da vereadora Gil Rocha Cruz, para conhecer um pouco da realidade de comerciantes de Lagoa Redonda e das catadoras de mangaba da Baixa Grande.
Do Senac, também estiveram presentes o diretor de Educação Profissional, Adalberto Trindade de Souto, a gerente de Comunicação, Amália Roeder e a técnica em gastronomia, Marta Moreira Aguiar. A primeira reunião foi realizada às margens do riacho da Lagoa Redonda, com donos de estabelecimentos.
A vereadora Gil, que reside no povoado, dialogou sobre a realidade dos comerciantes da localidade.
“Essa área foi transformada em reserva e os donos de bares não podem fazer qualquer tipo de estrutura no local. Eles estão se organizando em uma associação e solicitamos ser transformado em parque, porque assim podem fazer melhorias e receber melhor quem visita a nossa localidade”.
De lá, o grupo seguiu para Associação Renascer, no povoado Baixa Grande, formada por 30 mulheres, como intuito de dialogar com as catadoras de mangaba.
“Vocês são nativos daqui e geram emprego e renda para a comunidade local. A Lagoa Redonda tem uma beleza natural e podemos ajudar os comerciantes e as catadoras de mangaba da Baixa Grande trazendo alguns cursos e capacitações”, destacou.
“Podemos fazer um levantamento das qualificações que podem agregar conhecimento e ajudar no dia a dia de quem trabalha e tem estabelecimento nas margens do riacho, a exemplo de capacitações na área de gastronomia e atendimento”, completou o diretor Regional do Senac.
Técnica em gastronomia, Marta Moreira Aguiar sugeriu a aplicação dos cursos do Programa Alimento Seguro (PAS).
“Podemos aplicar cursos do PAS, a exemplo de alimento seguro e de boas práticas, e trabalhar as potencialidades que temos na gastronomia, a nossa regionalidade, aliado à beleza natural do lugar”.
Para a diretora Regional do Sesc, o trabalho fluirá melhor com a união de todos.
“Quando o Sistema Fecomércio chega a uma localidade, é para ajudar, para levar ações que transformem vidas e dão dignidade. E quando nos propomos, fazemos. O que vocês precisam é estar unidos com as demais associações”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.