Profissionais de enfermagem que são instrutores do Senac Sergipe participaram na manhã de quinta-feira, 15, de curso sobre Suporte Básico de Vida (SBV), no auditório da Empresa Neses. A capacitação foi viabilizada pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (NGPS) da instituição, para os 16 instrutores das unidades de Aracaju, Nossa Senhora da Glória e Itabaiana.
De acordo com Caroline do Rosário Rezende Teles Barros, técnica de saúde no Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE), a capacitação adequada dos instrutores do segmento de saúde do Senac em relação ao SBV desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e na garantia de uma resposta eficaz diante de emergências.
“O SBV é uma série de medidas e procedimentos que visam manter as funções vitais de uma pessoa até a chegada de assistência médica profissional. Portanto, treinar os instrutores para ensinar essas habilidades é de extrema importância, para mantê-los atualizados sobre as técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), a manobra de desobstrução das vias aéreas e outras intervenções de emergência, e assim possam transmitir informações precisas e atualizadas aos alunos, capacitando-os para lidar com emergências de maneira correta e segura”.
Ao capacitar os instrutores, o Senac contribui ainda para a disseminação do conhecimento em Suporte Básico de Vida.
“Eles agora estão habilitados para treinar profissionais de saúde, estudantes e até mesmo a comunidade em geral, criando uma cultura de cuidados e preparação para emergências”, ressalta a técnica de saúde, destacando ainda que a capacitação promoveu a padronização das técnicas e protocolos de atendimento.
“O treinamento adequado garante que os instrutores estejam alinhados com as diretrizes e recomendações internacionais de SBV, como as fornecidas pela American Heart Association (AHA) e pelo Conselho Europeu de Ressuscitação (ERC). Isso garante que os alunos do Senac recebam uma formação de qualidade, baseada em evidências científicas e nas melhores práticas disponíveis”.
Investir na formação contínua dos instrutores reforça a preocupação do Senac com a qualidade do ensino e com a formação de profissionais altamente qualificados e preparados para atuar em emergências e situações do dia a dia.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.