AracajuDestaquesInclusãoNotícias

Senac inicia curso de maquiagem social para o público LGBTQIAP+

A capacitação tem 40 horas e as aulas serão ministradas pela manhã, das 9h às 12h, durante 13 dias
Senac inicia curso de maquiagem social para o público LGBTQIAP+

Na manhã desta segunda-feira, 22, foi iniciada a primeira turma do curso de Maquiagem Social para a população LGBTQIAP+, cujas aulas serão ministradas pelo instrutor Roberto Prata. A capacitação foi viabilizada por meio de parceria entre a ONG Astra e o Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac em Aracaju.

automaquiagemDe acordo com a analista de processo do eixo de beleza, Jucileide Dultra, a capacitação tem 40 horas e as aulas serão ministradas pela manhã, das 9h às 12h, durante 13 dias.

“Nesta primeira turma nós temos 14 inscritos. Hoje e amanhã as aulas acontecem na sede da Astra e a partir de quarta, no Senac. Viemos hoje aqui para passar as orientações gerais elaboradas pela instituição para os nossos alunos. Esta é uma parceria que atende às diretrizes do Senac, que oferece educação profissional com inclusão, pois entendemos que todas as pessoas têm o direito de se profissionalizar, se capacitar e ter uma profissão”.

Bastante animado em capacitar uma turma formada só pelo público LGBTQIAP+ no qual está incluído, o instrutor Roberto Prata ressaltou o conteúdo que será passado durante as aulas.

“Durante os 13 dias de cursos, estaremos ensinando técnicas de maquiagem social e de maquiar, fazendo uma mesclagem de todos os tipos de maquiagens, para locais, eventos e horários diferentes”.

Uma das participantes do curso, Ana Liça Costa Gomes, ressalta que o curso será uma forma de se autoconhecer ainda mais.

“No curso aprenderemos como melhor nos maquiar, sem ficar parecendo algo muito artificial, para que possamos nos apresentar melhor no dia a dia e até mesmo numa entrevista de trabalho. Saber qual maquiagem usar em cada ocasião e realçando os nossos traços é um autocuidado”.

A integrante da ONG, a assistente social Maria Eduarda Cruz Marques, esteve à frente das tratativas para que o curso fosse viabilizado.

“Esse é um momento único porque estamos criando uma oportunidade de mudar a realidade dessas pessoas, oferecendo capacitação e mostrando alternativas de vida, para que tenham dignidade. Sabemos que hoje, a pessoa LGBTQIAP+ ainda esbarra no preconceito, na hora de buscar um emprego. Oferecendo capacitações como esta, criamos a oportunidade da autossutentabilidade, para que vivam dignamente. Ao firmar essa parceria, o Senac mostrou sensibilidade e que entende que é preciso incluir essas pessoas e combater o preconceito”.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo