DestaquesNotíciasTobias Barreto

CEP de Tobias Barreto promove ação sobre sustentabilidade e adota coleta seletiva do lixo

O presidente da cooperativa de reciclagem do município, Acácio Sales e a secretária Francymeire Almeida, falaram sobre o trabalho desenvolvido por eles
CEP de Tobias Barreto promove ação sobre sustentabilidade e adota coleta seletiva do lixo

“Educação Ambiental e Sustentabilidade” foi tema de ação extensiva promovida pelo Centro de Educação Profissional (CEP) de Tobias Barreto, que reuniu cerca de 30 pessoas, entre alunos da unidade e pessoas da comunidade. O encontro contou com a participação de representantes da cooperativa de catadores de materiais recicláveis do município (COOCMRTB).

De acordo com a gerente da unidade, Eline Barreto, a proposta foi conscientizar os participantes sobre atitudes corriqueiras que causam impactos negativos no meio ambiente.

“Contamos com a participação do presidente da cooperativa, Acácio Sales e da secretária Francymeire Almeida, que falaram sobre o trabalho desenvolvido por eles no município. A ação foi mediada pela nossa analista Mayara Silva e a partir dessa abordagem, trabalhamos a adoção de atitudes mais sustentáveis, que minimizem os danos à natureza”, informou.

“Se cada instituição de ensino promovesse ações como esta, ou até mesmo implementasse o tema como uma matéria disciplinar, reduziríamos consideravelmente os impactos ao meio ambiente. Os alunos passariam a ter consciência de quanto tempo leva cada material descartado de forma irregular, para ser absorvido pela natureza. É preciso adotar essa educação ambiental”, reforçou Francymeire Almeida, secretária da unidade de reciclagem.

Os participantes foram envolvidos numa dinâmica que ensinou como separar e descartar corretamente o lixo e como ajudar no trabalho da cooperativa. Houve ainda um debate sobre sustentabilidade, educação ambiental, meio ambiente e os três Rs – Reduzir, Reciclar e Reutilizar, mostrando quais os impactos que causamos à natureza e o que é possível ser feito para reduzir essa agressão ao planeta.

Aluna dos cursos de Técnicas de Manicure e Pedicure e SPA de Mãos e Pés, Cristielle dos Santos Souza, conta que ações de sustentabilidade agora fazem parte dos seus dias.

“O evento foi muito proveitoso, pois aprendi que muitas coisas que descartamos como lixo podem ser reutilizadas. Já comecei a colocar em prática a separação de muitos objetos, que antes simplesmente jogava fora, e que agora entendo que podem ser reaproveitados. Precisamos que sempre aconteçam eventos como este pois ampliam a mente, principalmente de quem mora no interior”.

A gerente enfatiza que o Senac, enquanto instituição de ensino, deve dar exemplo e se preocupa em reduzir a poluição ambiental.

“O tema debatido nesta ação é de extrema relevância e nós, enquanto instituição educacional, temos que orientar nossos alunos para que adotem medidas sustentáveis, que reduzam os danos ao meio ambiente. Juntos com os estudantes, faremos a coleta seletiva do lixo, que será recolhido uma vez por semana, pelos integrantes da cooperativa de reciclagem. Essa separação seletiva do lixo tem que ser transformada em rotina. Com ações como esta e adotando este modelo na unidade, também estimulamos para que esse hábito seja implantado nas nossas casas”, finalizou.

Compartilhe

Pular para o conteúdo