Um dia cheio de diversas atividades marcou a comemoração do Dia da Mulher, organizado pelo Senac Sergipe. No início da manhã, as colaboradoras foram recepcionadas no auditório com apresentação musical dos colegas Cláudio Cândido e Letícia Prado. Logo em seguida receberam os cumprimentos do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, dos diretores Regionais do Sesc, Aparecida Farias, e do Senac, Marcos Sales.
“É admirável a força que a mulher tem de realizar com tranquilidade e organização, diversas tarefas no dia a dia. Hoje realizo algumas delas, de rotina de cuidados com a minha esposa, coisas que vocês fazem com naturalidade todos os dias. Parabéns para todas vocês, por essa habilidade”, destacou Marcos Sales, que aproveitou o momento para informar sobre um termo de cooperação técnica que o Senac está fazendo com diversos órgãos e instituições, visando oferecer cursos para mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social.
“Gostaria de aproveitar esse momento para falar que estamos agindo e que valorizamos cada uma de vocês. Com esses cursos, esperamos contribuir para que estas mulheres que sofrem algum tipo de abuso, seja sexual, psicológico, moral ou físico possam ter outra perspectiva de vida”.
Aparecida Farias saudou as meninas e declarou a alegria de estar participando das comemorações do Senac.
“Hoje eu quero falar para as meninas e dizer que a palavra de hoje é: sermos apenas mulheres. Fomos criadas para amar, para cuidar, servir, para andar lado a lado com seus companheiros e que já nascemos empoderadas quando Deus nos criou. Nós temos o nosso valor. Nos respeitemos, lutemos juntas e sejamos leais umas com as outras. O mundo é para todos e nós fazemos as nossas escolhas. Então, que possamos fazer as melhores escolhas, que nossas famílias sejam abençoadas e que possamos ser prósperas todo o tempo”.
A diretora do Sesc apresentou para as colaboradoras do Senac, um vídeo em homenagem às mulheres produzido pelo Sesc, no qual a contadora Josiane Andrade deixou sua mensagem empoderadora sobre ser mulher no dia a dia.
“Falar para mulheres é um privilégio muito grande, porque nós inspiramos umas às outras o tempo todo. E como é bom ser mulher, andar lado a lado com meu esposo e inspirá-lo também. A minha referência é a minha mãe, que teve sete filhos, sempre trabalhou fora sem esquecer dos afazeres de casa. Nós mulheres sabemos que não é fácil ser mulher, mas é prazeroso. Quando olhamos os nossos filhos crescendo, que foram nós que geramos, que trouxemos ao mundo e se tornam homens e mulheres, nos enche de alegria. Vibramos com as realizações de nossos maridos. Então, temos que nos orgulhar de sermos mulheres. Parabéns!”, ressaltou Josiane Andrade.
Cumprimentando a todas, Marcos Andrade ressaltou que o ambiente de trabalho deve ser acolhedor para todos, inclusive para as mulheres.
“Sabemos que as mulheres são maioria no Senac, e em todo o Sistema Fecomércio vocês devem ser sempre bem acolhidas, pois o ambiente de trabalho deve ser de harmonia e de satisfação, para vocês saiam de casa sabendo que vão trabalhar num ambiente onde se sintam bem, pois é o local onde passam 1/3 do dia. E quando alguma coisa incomodar, vá na sala do diretor. Aqui, todos são iguais, do zelador ao presidente, somos todos filhos de Deus”.
O dia contou ainda com café da manhã, palestra sobre “Alimentação e saúde da mulher”, proferida pela nutricionista da casa, Ellen Moura.
“Em cada fase, seja na infância, na adolescência, adulta ou idosa, a mulher tem necessidade nutricional diferente, e tem que lidar com os hormônios, que tem uma relação direta com a absorção de nutrientes. Se não tivermos uma taxa hormonal adequada, não conseguiremos metabolizar os nutrientes corretamente. É preciso estarmos atentas a essas taxas”, enfatizou.
Dando prosseguimento às atividades, foi realizada palestra sobre “Bem-estar dos óleos”, com Renata Carvalho; limpeza de pele com a consultora da Mary Kay, Monika Ávila; maquiagem com o instrutor Roberto Prata e alunos do curso de maquiagem; tranças nagôs com a instrutora Raimunda da Silva; spa dos pés com a instrutora Rosiane Serões; encerrando com karaokê e sorteio de brindes.
A analista pedagógica da Unidade Móvel (UM), Renata Priscila, declarou que a iniciativa do Senac foi gratificante para todas as colaboradoras.
“Nós fomos lembradas e o sentimento que fica é valorização. E as ações focaram muito na nisso e que devemos reservar tempo para o nosso autocuidado. Além de proporcionar momentos de integração entre as mulheres que trabalham em diversos setores do Senac. Foi um dia maravilhoso”.
Para Marta Moreira Aguiar, referência técnica do eixo de gastronomia do Senac, o dia dedicado à valorização da mulher no ambiente de trabalho foi de suma importância.
“Foi um dia acolhedor e de muito cuidado. A fala do diretor pela manhã emocionou todas nós mulheres, fui remetida a um momento em que também precisei ser cuidada pelo meu marido. Espero que seja o primeiro de muitos dias comemorativos e de integração. O Senac está de parabéns pela iniciativa”.