Na sexta-feira, 24, foi realizada a primeira reunião técnica para dialogar sobre projetos estruturantes que antecedem a implantação do reator de descontaminação de água, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), entidade sem finalidade de lucro pertencente ao Grupo Tiradentes. O Senac-SE será a primeira instituição a receber o reator, que é patenteado pelo ITP.
O equipamento terá a função de neutralizar resíduos oriundos do processo produtivo dos lavatórios instalados em ambiente pedagógico do salão de beleza do Senac Aracaju que descarta a chamada água cinza, efluente gerado por chuveiros, pias e lavatórios.
O processo é relativamente simples: o tratamento de água cinza é realizado pela captação separada e condução para a estação de tratamento, onde será tratada e bombeada para um reservatório, e a partir daí, pode ser reutilizada de forma não potável.
“O reator é de fácil confecção e não exige muita elaboração industrial”, pontua o presidente do ITP, Paulo do Eirado.
A pesquisadora Dra. Eliane Bezerra, que lidera o estudo, explica que o sistema trabalha em circuito fechado e pode ainda funcionar com energia limpa.
“Podemos inserir uma placa solar. O reator seria alimentado com energia sustentável”, sugeriu.
Ainda de acordo com a pesquisadora, as análises em laboratório mostraram que o reator, em 3h, limpa 400 litros de água.
“Em três horas retira de 70% a 80% da carga orgânica. E outra vantagem é que o circuito pode ser totalmente automatizado”, sinalizou.
Segundo o Diretor Regional do Senac/SE, Marcos Sales, após essa primeira reunião técnica serão iniciados os estudos para viabilidade de execução da obra para receber o reator.
“As equipes farão um trabalho conjunto de análise e planejamento para a entrada em operação do novo sistema. Após análise dos primeiros impactos podemos pensar, inclusive, em ampliar esse trabalho para outras áreas do prédio, além do salão de beleza. O processo de tratamento para reuso da água representa sustentabilidade e economia”, disse Sales.
Participaram da reunião o Vice-Presidente da Fecomércio, Alex Garcez. Pelo Senac/SE, o diretor Administrativo e Financeiro, André Gusmão; o gerente do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE), Rafael Ramos; a gerente de Comunicação, Marketing e Eventos (NCME), Amália Roeder; a referência técnica do eixo de Beleza do Senac/SE, Felipa Edite; a técnica de saúde no NDIE, Caroline Barros e o arquiteto Quiones Aquino, ambos integrantes, em Sergipe, do projeto Ecos – Programa de Sustentabilidade CNC-SESC-SENAC. Pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa, esteve presente a gerente de Projetos, Alene Vanessa Azevedo dos Santos, Doutora em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (FIOCRUZ).
Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP)
O Instituto de Tecnologia e Pesquisa possui, atualmente, 22 laboratórios e mais de 500 projetos junto a diferentes instituições de fomento à pesquisa e à inovação no país, contribuindo para o crescimento da Região Nordeste e atuando em diversas áreas do conhecimento, através do desenvolvimento da pesquisa e da inovação.
O ITP mantém parcerias com diversos órgãos públicos e privados, Instituições de Ensino Superior (IES), redes estratégicas de pesquisa, instituições científicas e tecnológicas nacionais e internacionais e, sobretudo, com empresas como Banco do Nordeste, Embrapa, Finep, Funasa, Petrobras, Galp e Suape Energia.
O Instituto possui 146 patentes, além de registros de software e marcas, configurando, atualmente, como um dos principais centros de inovação do país, de acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).