Alunos do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos do Senac, órgão vinculado ao Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, apresentaram o projeto “Novo Começo: um olhar sustentável sobre o mundo empresarial”. Respeitando o tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômico), os aprendizes falaram sobre o tema por meio de palestras e da exibição de um curta-metragem produzido por eles mesmos.
Os estudantes apresentaram o conceito de sustentabilidade como as ações e atividades que visam suprir as necessidades atuais das pessoas, sem comprometer as futuras gerações. Segundo eles, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material, sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
Na sequência, definiram sustentabilidade empresarial como um conjunto de ações que uma empresa toma visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável, ela deve adotar atitudes éticas e práticas que visem seu crescimento econômico, sem, no entanto, agredir o meio ambiente.
“É um tema que precisa ser discutido com mais ênfase e, mais do que isso, deve ser colocado em prática. Como podemos ter sucesso em nossas atividades e gerar lucro e resultado minimizando os impactos negativos ao meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade? Devemos nos fazer essa reflexão diariamente”, declarou a aluna Vitória Silva. Dentre os exemplos de práticas sustentáveis que as empresas podem adotar, estão o uso racional de energia e água, a preferência por papel reciclado, o respeito às leis ambientais, dentre outras.
Os aprendizes abordaram, ainda, sobre a qualidade de vida do trabalhador, as relações interpessoais no ambiente de trabalho, a prevenção de acidentes, inteligência emocional, e outros assuntos deste universo. “Falar sobre a sustentabilidade empresarial é de fundamental importância, abordando os valores e as relações humanas. Por isso falamos sobre o capital espiritual, visando as inteligências emocional, racional e espiritual. Sem esses valores a empresa não chega onde pretende chegar”, disse a instrutora Denise Rosa.
Incentivo
Aproveitando o auditório repleto de alunos, a gerente do Núcleo de Promoção da Inclusão Social do Senac, Martha Luiza, apresentou um caso de sucesso. “Quando digo que o programa de Aprendizagem muda vidas, alguns de vocês não acreditam em mim. Mas estou aqui com o exemplo de um jovem que já foi aprendiz como vocês, por duas vezes, e hoje é contratado por uma grande empresa, sendo o responsável pelos aprendizes que lá exercem atividades. O que aconteceu com Michael acontece com quem aproveita a oportunidade real que vocês estão tendo”, declarou.
O jovem Michael John também ofereceu palavras de incentivo aos alunos. “O programa de Aprendizagem, na minha vida, foi a base de tudo. Se estou hoje trabalhando em uma multinacional, é porque eu fui um jovem aprendiz. Aproveitem bastante esta oportunidade que vocês estão tendo”, disse.