A gestão do ex-presidente, e hoje senador, Laércio Oliveira frente ao Sistema Fecomércio/Sesc/Senac foi essencial para a consolidação da entidade no setor produtivo sergipano. Com o intuito de homenagear esse trabalho que durou oito anos, o atual presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, juntamente com os conselheiros e todos que fazem parte do Sistema S, preparou uma homenagem, em formato de cordel, elaborado pelo cordelista Eduardo Fiscina. O lançamento aconteceu no final de tarde de segunda-feira, 13, no Restaurante Escola Senac Bistrô
“A Fecomércio está completando no dia 28 deste mês, 75 anos de fundada e você, Laércio, durante os oito anos em que esteve à frente da instituição, fez muito mais que seus antecessores. Esta homenagem é apenas uma, entre várias, que faremos pelo seu excelente trabalho, destacou Marcos Andrade.
O presidente aproveitou o momento para falar ainda que no dia 28 lançará uma campanha que vai nortear a sua administração frente à Fecomércio.
“Vamos dar continuidade ao trabalho iniciado por Laércio, que é estar presente em todos os 75 municípios sergipanos. A campanha ‘Fecomércio rumo à interiorização’ será o slogan da nossa administração. Nós iremos levar para a população do interior, o que o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac tem para oferecer”.
O cordelista destacou que preparar o trabalho, que exige muita criatividade e tempo, no caso do cordel “Fecomércio e Laércio: Uma Rima Perfeita”, foi feito em algumas horas.
“Para fazer um cordel, precisamos sentir, conhecer o homenageado. E às vezes, a criatividade pode demorar dias ou meses, mas no caso de Laércio, pela sua história de vida, consegui finalizar em 6 horas. Isso porque a trajetória de vida dele é simples, recheada de muitas coisas boas e de dedicação ao que faz e ao trabalho, de forma leve simples”, destacou Eduardo Fiscina, que iniciou a leitura do cordel.
Conselheiros e diretores da Fecomércio, do Sesc e do Senac se revezaram na leitura das septilhas que compõem o cordel. O conselheiro do Senac, Sandro Ataíde Moura, foi um dos leitores.
“É um orgulho para todos que fazem parte do Sistema S, participar dessa homenagem que reconhece o papel importante que Laércio teve para todo. E sabemos que ele continuará ajudando o setor, como senador”. Sandro Ataíde ressaltou que com Marcos Andrade como presidente, o trabalho será continuado e avançará ainda mais.
O diretor Regional do Senac/SE, Marcos Sales, destacou que foi um orgulho participar da homenagem a senador, que fez tanto pelo Sistema S.
“Foi mais do que merecida e até muito singela para quem fez tanto pela Fecomércio, Sesc e Senac, e não poderíamos ficar de fora. O presidente Marcos Andrade já está preparando outras surpresas para reconhecer a história de Laércio Oliveira, que foi um marco para nós, um exemplo a ser seguido e que pretendemos ampliar ainda mais as ações que for realizadas”.
A homenagem diferente, valorizando a cultura nordestina e recitada pelos conselheiros e amigo, foi recebida com muito carinho pelo ex-presidente e atual senador por Sergipe.
“As palavras fogem do meu pensamento, porque foram tantas que compuseram o texto que foi produzido pelo cordelista, que domina a arte de traduzir em versos a vida de uma pessoa. Senti o bem querer todos que se somaram a este projeto, que tenho certeza foi ideia do presidente Marcos Andrade. Me sinto honrado em ver reconhecido tudo o que sempre trabalhei para fortalecer, para construir. Quando estive à frente da Fecomércio, a minha intenção sempre foi trazer todos para perto e mostrar o quanto são importantes, que têm o seu valor, acolher com uma abraço, com um sorriso, com educação”.
O senador complementou que fez o trabalho, contando com a colaboração de muitas pessoas.
“O que fiz, esteve dentro de um contexto, com atenção, educação, mostrando que era possível e os frutos estão aí. Foi o resultado da somação de forças, do melhor de cada um. Estou feliz, agradecido e sensibilizado, na certeza de que o que foi feito deu certo e valeu a pena”.