Os quatro finalistas da segunda etapa interna do Concurso dos Novos 2023, foram selecionados por um júri formado por cinco funcionários que atuam em diversas áreas do Senac/SE, na segunda-feira, 6.
O diretor do Departamento de Educação Profissional (DEP), Adalberto de Souto, cumprimentou os pré-selecionados.
“Vocês que chegaram até aqui já são vitoriosos, são os melhores. Gostaríamos de levar todos, mas temos que selecionar somente quatro, aqueles que estão mais dentro do perfil do que é adequado para essa nova realidade, que é defender o projeto final e quem sabe, trazer mais um troféu para o nosso estado, neste evento que o maior da América Latina. . E para todos vocês, nós estamos montando um espaço que pode ser a primeira startup de moda de Sergipe”.
De acordo com Altair Santo, foram 38 inscritos na etapa local do Concurso dos Novos 2003. Destes, oito foram previamente selecionados, por atenderem os critérios do edital do concurso.
“Após a primeira etapa da seleção, os escolhidos passaram por uma mentoria durante dois dias e agora fizeram a apresentação dos seus projetos para o júri. Passamos agora para a divulgação dos que vão compor a equipe do Concurso do Dragão 2023, no Ceará”.
Os selecionados agora terão três meses para unificar seus projetos, sob a coordenação do estilista e técnico do eixo de moda, Altair Santo, para apresentar no Dragão Fashion Brasil Festival (DFBF), maior evento de moda autoral da América Latina, realizado em Fortaleza/CE.
Selecionados
Os finalistas destacaram os motivos pelos quais mereciam participar do Concurso dos Novos até o final.
“Moda é algo respiro desde sempre, pois cresci vendo a minha mãe costurando roupas. E com o tempo aprendi que moda é tocar as pessoas, fazer com que elas enxerguem o que está acontecendo ao seu redor”, destacou José Franciel.
Já Graziele Silva afirma que sempre gostou de moda.
“Eu tenho uma ideia sólida dos conceitos que acredito e que posso criar, que posso trazer para o universo da moda, expressando através das peças, situações que precisam ser vistas e observadas pela sociedade”.
Marcell Dionísio enfatizou que participar da seleção é mais um aprendizado, sobre uma área que escolheu seguir profissionalmente.
“Me sinto pronto e preparado para participar do Concurso dos Novos, pois é mais um ciclo da minha vida profissional, uma parte do meu caminho, que vai me levar onde eu pretendo chegar”.
Moda, para a finalista Mariana França, é expressar sentimentos e em especial, saber que tem sempre a oportunidade de seguir adiante.
“Antes eu não me via como capaz, de ser artista e de trabalhar com moda. E hoje sinto que posso transpassar esse bloqueio, que é possível sonhar e persistir, vivenciar e transformar a realidade que é minha e de milhões de brasileiros, trazendo para o mundo da moda, um pouco do que encaramos no dia a dia”.
Supervisionados por Altair Santo, os finalistas passaram por um processo de imersão para a preparação do projeto final que será apresentado pelo Senac/SE, para participar do DFBF.
“Por cerca de três meses, o grupo estará imerso na produção, supervisionado em todos os processos, acompanhando o trabalho junto às artesãs da Renda Irlandesa, fazendo pesquisa, montando, costurando, vendo acabamento, modelagem, experimentação, ou seja, tudo que envolve a preparação para levar o melhor da moda autoral do Estado para o concurso. A nossa expectativa é chega à final e trazer a terceira título para o Senac/SE”, declarou o técnico do eixo de moda, relembrando que equipes locais já conquistaram o 1º lugar na competição em 2018 e o 2º lugar no ano passado.