Quando tinha entre 16 e 17 anos de idade, o jovem Leon Victor não imaginava que os seus primeiros passos profissionais, dados através do Programa Jovem Aprendiz, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SE), o levariam tão longe. Hoje, passados pouco mais de 10 anos, o barbeiro formado pela instituição, neste e em diversos outros cursos, já tem no currículo o título de vencedor do 1º Barber Retrô, em 2019, e ser sócio proprietário da Barbearia Pai e Filho.
“Comecei aos 14 anos fazendo curso de informática básica. Me inseri no mercado de trabalho pouco tempo depois, por meio do Programa de Aprendizagem do Senac, conhecido também como Jovem Aprendiz. Foi uma experiência incrível, pois adquiri conhecimento de auxiliar administrativo, matemática financeira, competências básicas. Lembro de tudo e tenho guardado até hoje todas as apostilas. E tento passar um pouco do que aprendi em todos os cursos, inclusive os da área de beleza para os mais jovens”, relata.
Nas Lojas Renner, onde trabalhou como aprendiz, ao final do contrato Leon foi convidado para ser efetivado no trabalho, mas com visão empreendedora, preferiu continuar investindo em qualificação.
“Fiz diversos cursos no Senac, de oratória, de Excel avançado e continuei me especializando, fazendo vários cursos, inclusive no setor de beleza, ofertados pelo Senac”, informa, brincando que costuma dizer que zerou todos os cursos que a instituição oferece no ramo da beleza para homens. “Fiz cursos de corte masculino com máquina, corte masculino, designer de corte avançado, transformação capilar masculina e barboterapia”.
Até hoje, os novos cursos que surgem nessa área, Leon sempre procura fazer. Essa dedicação está dando bons frutos.
“Já trabalhava na nossa barbearia, a Pai e Filho, quando Senac realizou a 1ª Edição do Barber Retrô. Resolvi participar na categoria de corte e fiquei muito feliz quando fui o primeiro colocado. Ganhar o 1º Barber Retrô foi uma grande virada no ramo de empreendedorismo na minha vida profissional. Ganhei visibilidade e experiência e já estamos com a segunda unidade do nosso estabelecimento, em menos de cinco anos”, relembra ele, que este ano retornou à competição, desta vez como palestrante.
“Foi um prazer participar do 2º Baber Retrô e contar um pouco da minha experiência para os participantes. Este é um evento que todo barbeiro deveria participar, pois a troca de experiência é fantástica. Todo o conhecimento que adquiri na 1ª edição em 2019, sobre o corte platinado, ainda hoje é muito procurado nas nossas barbearias”, revela.
Com espírito empreendedor, Leon Victor já tem planos para continuar crescendo com o seu negócio e ampliar a carteira de clientes.
“Nós temos investido na padronização das nossas duas unidades, com o objetivo de multiplicar ainda mais nossa empresa e sempre tendo o Senac como uma fonte de aprendizado e de atualização. Afinal, tudo começou dentro do Senac, a partir do que aprendi nos cursos ofertados pela instituição e dos conteúdos passados pelos seus instrutores que são excelentes”.
Leia também:
“Tenho orgulho de ter sido Jovem Aprendiz”: conheça a trajetória do arquiteto Quiones Aquino
Senac e Sebrae dialogam sobre parceria para estimular o empreendedorismo
Banco de Oportunidades: em 10 meses mais de 100 egressos do Senac/SE inseridos no mercado de trabalho