Notícias

Galeria do Sesc recebe exposição fotográfica de alunos do Senac


Galeria do Sesc recebe exposição fotográfica de alunos do Senac

A Galeria de Arte do Sesc Centro recebe, de 13 de fevereiro a 21 de março, a exposição fotográfica “Devaneios de um Olhar Crítico”, fruto de uma oficina de fotografia e semiótica realizada com alunos e egressos do Senac. A mostra apresenta um olhar crítico do cotidiano em perspectivas retratadas pelos alunos, que convidam o público a uma reflexão sobre o impacto de usas ações.

O projeto foi conduzido pelo instrutor Fábio Jaciuk, e fez parte das atividades do Programa Senac Pleno – Plataforma de Engajamento. “O primeiro objetivo era introduzi-los na fotografia mas, além disso, nós iniciamos a análise de linguagem, a questão da semiótica, análise crítica, ou seja, eles começaram a aprender que tudo o que fazemos em termos de fotografia, desenho, arte, nós temos esse caminho para passar uma mensagem ao receptor, e diferentes mensagens”, disse Jaciuk.

“Esse projeto parte do princípio de que nossos alunos têm capacidade de criar. Está no DNA do Programa Senac Pleno valorizar o protagonismo dos nossos alunos, permitir que tenham atitudes empreendedoras e sejam criativos e, assim sendo, complementem a formação profissional que eles têm no Senac”, explicou Antônio Ramos, coordenador do programa.

A diretora do Senac, Priscila Felizola

Alunos e egressos de diversos cursos participaram das aulas, a exemplo de Marylaine Damasceno, advogada, ex-aluna de oratória do Senac e apaixonada por fotografia. “Sempre foi algo muito impressionante para mim. Acho incríveis as fotos e o olhar que se tem de reflexão através delas. Participava do curso de oratória e fui convidada pelo professor Jaciuk para fazer oficina. E lá, a gente percebeu que fotografia não é só aquela imagem estática, mas que por trás daquela foto existe uma arte. Então essa interdisciplinaridade entre os cursos é muito importante para promover essa reflexão entre os alunos. É isso que o mercado de trabalho quer agora: que a pessoa tenha uma visão crítica de mundo, um olhar além daquilo que está estabelecido”, declarou.

Abertura

Aparecida Freire, diretora do Sesc (no centro)

Além do público externo, que compareceu à galeria já nos primeiros minutos, a abertura da exposição contou com turmas de Aprendizes do Senac e seus respectivos professores, além da diretora do Sesc, Aparecida Farias, e da diretora do Senac, Priscila Felizola.

A exposição fica aberta de 12h às 20h, sempre de segunda a sexta-feira. A Galeria de Arte do Sesc Centro está localizada à Rua Senador Rolemberg, 301, bairro São José, com entrada franca. O Sesc também recebe grupos para visitas mediadas, pré-agendas pelo (79)3216-2753 ou sescgaleria@gmail.com.

 

Mais fotos aqui.

Compartilhe

Pular para o conteúdo